Redes Baseadas em Software
por Robson Lopes em 13 de Fevereiro de 2013
Introdução
Esse novo paradigma consistem em separar o plano de controle do plano de dados, atualmente quando se deseja configurar uma rede precisamos lidar com diversos equipamentos e com sistemas operacionais diferente em cada um deles o que torna o trabalho bastante complexo, e se tivessemos um servidor que controlasse que fizesse o trabalho de cada equipamento da rede controlando e gerenciando a passagem dos pacotes na rede. A SDN surge inicialmente para fazer esse papel permitir que redes seja configuradas através de softwares. como um grafo, onde os equipamentos sejam são os pontos e as ligações são fluxos de dados que podem ser gerenciáveis. Essa ideia surge com McKeown em 2008.
Esse paradigma precisa de um componente para ordenar e definir o caminho dos fluxos, essa estrutura é denominada de controlador que tem a função de criar, apagar e reconduzir os fluxos entre os hosts instalados no equipamento. Atualmente existem vários controladores, irei apresentar aqui os mais aplicados nas SDN são:
- NOX e POX criados sobre usando a linguagem C++ e Python respectivamente, é um dos mais aplicados pela facilidade e sua escalabilidade
- Maestro e Beacon criados usando JAVA ainda em desenvolvimento o segundo com uma maior equipe em desenvolvimento e suporte.
- Trema desenvolvido em ruby, ainda pouco difundido entre os controladores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário